top of page

Reflexão Final

 

A minha experiência de aprendizagem na Unidade Curricular 12030 – Processos Pedagógicos em Elearning, 7ª edição, referente à frequência do 1º ano, 2º semestre, do Mestrado em Pedagogia do Elearning, foi muito enriquecedora no âmbito deste ciclo de formação.

 

Em relação à primeira temática, intitulada por “A Pedagogia do eLearning”, foi proposto a realização de duas tarefas:

 

  • Publicação de uma bibliografia anotada sobre "A Pedagogia do eLearning/papel do Professor Online com 2 itens;

  • Produzir um artefacto sobre a temática e publicá-lo na Internet.

 

Em termos gerais esta temática foi bem estimulante para mim. Os aspetos referentes à Pedagogia do Elearning compreendem matérias essenciais para serem explorados em termos da educação online. Emergem novas abordagens que são utilizadas na sociedade em rede e do conetivismo.

 

Neste sentido, na primeira tarefa efetuada até 26 de março, foi solicitada a publicação de uma bibliografia anotada sobre a “Pedagogia do Elearning/papel do professor online com dois itens”.

 

As escolhas recaíram na apresentação de dois artigos intitulados por “Três Gerações de Pedagogia de Educação à Distância”, cuja autoria foi de Terry Anderson e Jon Dron, e “O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades” publicado pela autora Lina Morgado.

 

Durante a realização desta tarefa nº1, consegui explorar um conjunto de artigos e livros sobre esta matéria. Esta escolha pareceu-me a mais importante, do conjunto de documentos investigados e, posteriormente, estudados.

 

Neste período de tempo não houve tanta facilidade para interagir no diálogo colaborativo possibilitado no fórum de apoio, porque ainda estava a terminar o trabalho final da UC Educação e Sociedade em Rede, que decorreu até 23 de março de 2014. Contudo, acompanhei o estudo dos colegas.

 

Posteriormente, no período compreendido entre 27 de março até 13 de abril de 2014, foi-nos apresentada a produção e publicação de um artefacto digital no âmbito da tarefa 2.

 

Esta tarefa, segundo o professor José Mota, podia ser produzida em grupos de dois elementos. Tendo em consideração este aspeto, para mim foi essencial para garantir o bom desempenho da educação à distância, porque permite uma ajuda mútua, de partilha de conhecimentos e recursos. Foi estabelecido contato com o colega Sérgio Silva, e criámos um site no ambiente virtual de aprendizagem “Google Sites”. Foi uma colaboração muito enriquecedora para ambos. No 1º semestre já tinha efetuado trabalhos com este colega e foram muito bem sucedidos. 

 

As coisas fluíram. Projetámos o que fazer, como, quando, onde e porque fazer. O resultado final foi muito bom e aprendi conjuntamente com o Sérgio Silva, tanto em termos pedagógicos, como em termos práticos, porque nunca tinha feito um site em “Google Sites” e foi um desafio. Primeiro grande obstáculo, alterar a ordem das páginas, com ajuda do colega e professor, consegui aprender a fazer. Com a ajuda de todos, foi possível ultrapassar os obstáculos.

 

Os recursos que apoiaram esta tarefa nº 2 foram: "Examtime", "Slidebean" e "Prezi". Todos podem ser analisados no site principal, disponibilizado para o efeito  e cuja publicação também foi efetuada a seu tempo na página da UC no meu blogue.

 

De uma forma geral, não existiu muita participação da minha parte no fórum, durante esta temática I. No que compreende a minha aprendizagem, verifiquei ao longo deste 1º ano de Mestrado que é fundamental o fórum, daí que recomecei a manifestar-me com participações nas temáticas seguintes. Quanto à comunidade SOL fui incluindo “post” periódicos no meu perfil. Nomeadamente, dicas ou expressões próprias de encorojamento e otimismo, e a "promoção" dos meus trabalhos para que todos pudessem ter acesso.

 

Terminada a temática I, comecei a explorar a temática II, que começou a partir de 21 de abril até 12 de maio. Esta consistiu em desenvolver, de forma profunda, o conceito de Personal Learning Environment”.

 

Esta temática II consistiu em realizar duas tarefas. Designadamente:

 

  • Na primeira tivemos de efetuar uma bibliografia anotada para dois itens sobre os “Personal Learning Environments” (PLE);

  • Realização do nosso PLE.

 

Em termos globais, o balanço sobre esta segunda temática é muito bom, porque consegui entender a importância de esboçar o nosso próprio PLE. Este é um elemento essencial de aprendizagem em rede e nas perspetivas pedagógicas emergentes em contexto online, tal como o professor José Mota referiu no enunciado inerente a esta temática e sublinhou por diversas vezes no fórum de apoio.

 

Contudo, para que tivesse tido oportunidade de desenhar o meu PLE, resultado de alguns esboços projetados no papel, foi necessário começar por entender o que era o conceito de PLE, dado que foi uma novidade para mim. Assim sendo, na tarefa 1 desta temática, escolhi os seguintes itens para a bibliografia anotada: “Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas” e “Personal Learning Environments – The future of learning?”.

 

O primeiro foi escrito por Miranda & Rodrigues. Trata-se de um artigo recente e atual. O segundo, por sua vez, foi apresentado por Graham Attwell, que em 2007 fez este artigo com inquietações interessantes.

 

 A segunda tarefa consistiu em realizar o nosso PLE, como já referi. Foi um surpreendente desafio para mim. Primeiro, porque desconhecia totalmente este tema e pude agrupar um conjunto de recursos que utilizo diariamente. Comecei por explorar a bibliografia obrigatória.

 

De seguida, fui pesquisar e encontrei alguns links interessantes, que resolvi partilhar com os colegas e o professor no fórum de apoio, cuja mensagem designei por PLE. Nesta participação, existiram contribuições relevantes que podem ser analisadas no eportfólio, este disponibilizado neste mesmo site, cuja página denomina-se "ePortfólio PPE7".

 

A representação visual do PLE, solicitada na tarefa 2, colminou com a respetiva descrição e comentário do mesmo, apresentado em local próprio, devidamente indicado no meu blogue. 

 

Foram explorados alguns recursos para a implementação do PLE, contudo, a escolha recaiu no Mindjet. Este software é mais versátil e permite, do ponto de vista do utilizador, resultados mais rápidos e eficientes, em termos de conceção e desenho.

 

Relativamente à temática III, denominada por “Desenho da Aprendizagem Online”, a tarefa nº1 – “Desenho de um módulo de aprendizagem online de cerca de duas semanas”, compreendeu duas fases.

 

Primeira fase – de 13 de maio a 2 de junho de 2014 – foi um período de pesquisa e análise de recursos. No final, proposto pelo professor Doutor José Mota, foi solicitado que indicássemos um esboço com a proposta do módulo online que estavamos a pensar implementar. Ao longo deste período houve, da minha parte, alguns comentários, nem que fosse de apoio /reconhecimento pelo trabalho realizado com a colega Diana Morais, e para com os restantes colegas/professor.

 

Nesta tarefa, houve a possibilidade mais uma vez, de se realizar o trabalho a pares. Optei por fazê-lo com a colega Diana Morais. 

 

Assim sendo, a experiência com pares, neste caso com a Diana Morais, foi fundamental. Conseguimos ”juntar” saberes e colocá-los em prática. Foi um trabalho extremamente bem conseguido a todos os níveis. Primeiro, a relação interpessoal com a colega foi fantástica. Desde a clara, objetiva comunicação online aos conceitos a incluir no curso.

 

A 2ª fase, decorreu no período determinado entre 3 a 30 de junho e permitiu efetuar o desenho da aprendizagem online. Trocámos ideias, tirámos dúvidas , que o professor respondeu prontamente, e permitiu efetuar o desenho da aprendizagem online conjuntamente com a Diana Morais.

 

Realizámos um curso para quatro semanas, porque não seria viável para um período de tempo tão curto, de duas semanas, como foi inicialmente apresentado no enunciado da temática III.

 

O ambiente virtual de aprendizagem escolhido foi o “Google Sites”, por se adaptar às necessidades do curso em questão. Apesar de termos explorados outros ambientes virtuais de aprendizagem, nomeadamente na UC de AVA, optou-se por um que fosse mais prático e fácil de manusear.

 

No entanto, algumas atividades foram criadas noutros ambientes. Inovámos criando espaços novos para o curso, desde: Wikispace, comunidade Google+ e Grupo Second Life (SL).

 

Resolvemos ainda efetuar uma conta no Gmail para utilizarmos na construção de um blogue que alojasse a fundamentação pedagógica, com um design moderno.

 

No final foi realizado um ePortfólio com as participações dos fóruns, em "Wideo" por ser mais interessante e dinâmica a apresentação das mensagens, e esta reflexão final publicada neste site, criado especialmente para o efeito, sendo que o trabalho inerente ao desenho da aprendizagem online foi também apresentado na UC de AVA, tal como proposto inicialmente por ambos os docentes, Doutora Lina Morgado e Doutor José Mota.

 

Este trabalho foi possível com a colaboração de todos. Etapa em etapa, construimos e valorizamos o nosso conhecimento.

 

Nelson Soares

 

Nº 1104429 | MPEL7 

 

Universidade Aberta, Lisboa | Portugal.

 

Foto grátis (2013). Disponível em: http://pixabay.com/pt/apple-educação-escola-conhecimento-256261/ Acesso: 29 de junho de 2014.

bottom of page